ATA DA CENTÉSIMA TRIGÉSIMA NONA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA LEGISLATURA, EM 16.11.1990

 


Aos dezesseis dias do mês de novembro do ano de mil novecentos e noventa reuniu-se, na Sala de Sessões do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre, em sua Centésima Trigésima Nona Sessão Ordinária da Segunda Sessão Legislativa Ordinária da Décima Legislatura. Às nove horas e quarenta e cinco minutos foi realizada a segunda chamada, sendo respondida pelos Vereadores Cyro Martini, Edi Morelli, Ervino Besson, Flávio Koutzii, Gert Schinke, Giova­ni Gregol, Isaac Ainhorn, João Dib, Lauro Hagemann, Leão de Medeiros, Letícia Arruda, Luiz Braz, Mano José, Omar Ferri, Valdir Fraga, Vicente Dutra, Vieira da Cunha, Wilson Santos e Adroaldo Correa. Constata­da a existência de "quorum", o Sr. Presidente declarou abertos os trabalhos e solicitou ao Ver. Vicente Dutra que procedesse à leitura de trecho da Bíblia. A seguir, o Sr. Secretário procedeu à leitura da Ata da Centésima Trigésima Oitava Sessão Ordinária, que deixou de ser votada face à inexistência de “quorum” deliberativo. À MESA foram encaminhados: pelo Ver. Cyro Martini, 03 Pedidos de Providências; pelo Ver. Isaac Ainhorn, 01 Pedido de Providências; pela Verª Letícia Arruda, 06 Pedidos de Providências; 01 Pedido de Informações; pelo Ver. Mano José, 01 Emenda ao Projeto de Lei do Complementar do Legislativo nº 30/90 (Processo nº 2117/90); pelo Ver. Vicente Dutra, 01 Pedido de Providências; pelo Ver. Wilson Santos, 01 Pedido de Providências. Do EXPEDIENTE constaram os Ofícios nos 01/90, da Comissão Especial constituída para examinar o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 24/90; 716 e 717/90, do Gabinete do Governador; s/nº, do Arcebispo de Porto Alegre, D. Cláudio Colling; Circular s/nº, do CONASC. Ainda, foi apregoado o recebimento de Requerimento do Ver. Antonio Hohlfeldt, solicitando Renovação de Votação para o Processo nº 2250/88, Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 15/88. Às nove horas e cinqüenta e cinco minutos, foram suspensos os trabalhos, nos termos do artigo 84, III do Regimento Interno. Às nove horas e cinqüenta e sete minu­tos, constatada a existência de “quorum”, foram reabertos os trabalhos. A seguir, foi efetuada nova verificação de "quorum" e, constatada a inexistência de "quorum" para a Ordem do Dia, o Sr. Presidente declarou encerrados os trabalhos às 10 horas, convocando os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária da próxima segunda-feira, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo Ver. Valdir Fraga e se­cretariados pelo Ver. Adroaldo Correa. Do que eu, Adroaldo Correa, 3° Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pelos Senhores Presidente e 1º Secretário.

 


O SR. PRESIDENTE: A Mesa apregoa Requerimento de autoria do Ver. Antonio Hohlfeldt, solicitando seja feita renovação de votação do Proc. nº 2250/88, PLCL nº 015/88.

Solicito ao Sr. 3º Secretário que proceda à chamada nominal para a verificação de “quorum” para entrarmos na Ordem do Dia.

O SR. VICENTE DUTRA (Questão de Ordem): Sr. Presidente, eu consulto a Mesa se o Processo nº 2093 não deve ser submetido à reunião conjunta das Comissões?

 

O SR. PRESIDENTE: Nós vamos verificar o “quorum” e eu vou fazer uma consulta à Diretoria Legislativa.

 

O SR. VICENTE DUTRA: Sr. Presidente, eu insisto: se não houver “quorum” para a Sessão Ordinária, mas haverá “quorum” certamente para a reunião conjunta das Comissões.

 

O SR. PRESIDENTE: Estão suspensos os trabalhos para a reunião conjunta das Comissões.

 

(Suspendem-se os trabalhos às 9h55min.)

 

O SR. PRESIDENTE (às 9h57min): Estão reabertos os trabalhos da presente Sessão. Com a palavra o Sr. Secretário para proceder à chamada para a entrada na Ordem do Dia.

 

O SR. 3º SECRETÁRIO: (Após proceder à chamada.) Dezesseis Srs. Vereadores responderam à chamada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE: Não há “quorum” para a Ordem do Dia. Estão encerrados os trabalhos.

 

(Levanta-se a Sessão às 10h.)

 

* * * * *